Home > Extensão > Eventos > CODEMC – EDITAL PARA PESQUISADORES

CODEMC – EDITAL PARA PESQUISADORES

Edital de Seleção de Pesquisadoras/es do CODEMC

O coordenador do grupo de pesquisa Constituição, Democracia e Crise (CODEMC), Prof. Daniel Capecchi, faz público o presente edital de seleção de discentes para o preenchimento de até 10 vagas de pesquisador(a).

1. Do Grupo:

O COMDEC é composto de duas linhas, cujo ponto comum é reaproximar as reflexões teóricas acerca da democracia constitucional dos estudos empíricos, oriundos das ciências sociais, sobre o funcionamento e a crise das instituições. As duas linhas são:

a) Teoria Constitucional e Prática Institucional: linha de pesquisa que objetiva promover uma releitura de categorias tradicionais da teoria constitucional a partir de análises contemporâneas acerca do funcionamento das instituições.

b) Democracia Constitucional e Crise: linha pesquisa que objetiva a investigação da crise contemporânea da democracia constitucional, partindo da literatura de ciência política e teoria política, dando especial enfoque aos momentos de política do extraordinário, nos quais as instituições constitucionais não são capazes de direcionar os
influxos oriundos da sociedade civil.

2. Das/os Candidatas/os:

Poderão se inscrever as/os alunas/os que estiverem regularmente matriculadas/os na Faculdade Nacional de Direito. Excepcionalmente, serão aceitas/os graduadas/os bem como alunas/os de graduação de outras faculdades ou Universidades. A capacidade de leitura na língua inglesa será fundamental para participar das atividades.

3. Das Inscrições:

As/Os interessadas/os no processo de seleção deverão, até o dia 31 de agosto de 2018, enviar um e-mail para [email protected]  contendo:

(i) histórico escolar;

(ii) breve motivação para participar do grupo; e

(iii) currículo(preferencialmente, lattes); eventualmente, dependendo do número de interessados, poderá ser marcada uma entrevista pessoal como última fase do processo seletivo.

4. Do Cronograma de Atividades:

Inicialmente, os encontros do grupo serão quinzenais, preferencialmente, dentro da Faculdade de Direito. O cronograma, as leituras e a metodologia serão definidos com o início das atividades.

 

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2018.
_________________________________
Daniel Capecchi Nunes
Professor Assistente de Direito Constitucional e Administrativo
Departamento de Direito do Estado
Faculdade Nacional de Direito
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SUD

Clínica IDH

Debates Virtuais

    Produção do NIDH-FND Artigos e Livros