Home > Extensão > Eventos > CineCERCO em tempos de quarentena

CineCERCO em tempos de quarentena

CineCERCO em tempos de quarentena

 

O grupo de pesquisa CERCO – Controle Estatal, Racismo e Colonialidade está, durante a quarentena, fazendo encontros virtuais, abertos a toda a comunidade. No entanto, optou por expandir o escopo dos temas debatidos. Durante a pandemia, estamos vivenciando, diuturnamente, práticas necropolíticas conduzidas pelo governo – que, em nome do mercado, põe em risco, de forma sistemática, a vida de parcela considerável de nossa população. Ora, em prol da saúde mental de seus membros, o CERCO optou por somar, às discussões já habituais sobre racismo de Estado, etnocracia e segregação, reflexões mais amplas (e provavelmente mais “leves”) sobre problemas clássicos da Filosofia do Direito e da Filosofia Política.

Uma vez por semana, nos reunimos para conversar sobre filmes que tenham impacto jusfilosófico (bem como sobre textos, CURTOS, que nos deem condições de pensar ditos filmes). No primeiro módulo, debateremos figuras “canônicas” da história da filosofia política ocidental, a partir de películas que ilustram as suas trajetórias: ‘Sócrates’, de Roberto Rossellini; ‘O nome da rosa’, de Jean-Jacques Annoud (filme que explora a tensão entre nominalistas e realistas na Idade Média, e se baseia em obra de Umberto Eco); ‘Dias de Nietzsche em Turim’, de Júlio Bressane; e ‘Hannah Arendt’, de Margarethe von Trotta.

Nos próximos módulos – que contarão, eventualmente, com a presença de professores da FND e de outras instituições de ensino – debateremos filmes variados, mas que podem servir como base para a análise de aspectos variados da nossa vida socioeconômica, cultural, político-jurídica etc.

 

Para mais informações: https://cercofnd.blogspot.com/2020/04/cinecerco.html

 

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SUD

Clínica IDH

Debates Virtuais

    Produção do NIDH-FND Artigos e Livros