Home > Clínica IDH > Publicações > Dia Internacional da Democracia

Dia Internacional da Democracia

Loading

Dia Internacional da Democracia

Tayara Causanilhas

Sem dúvidas, a ideia de democracia é mundialmente famosa. No entanto, é sempre importante frisar que não existe uma ideia de democracia, mas várias que se desenvolveram ao longo do tempo e buscam responder às demandas sociais por uma realidade mais igualitária e justa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O conceito, no dicionário, é: “um sistema de governo que o povo elege seus líderes ou um país com esse sistema”. Contudo, não se resume a essa limitação. Ainda no mundo das palavras, o dicionário Michaelis traduz como “Forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo; Sistema de governo em que cada cidadão tem sua participação; Sistema político dedicado aos interesses do povo; Forma de governo que tem o compromisso de promover a igualdade entre os cidadãos; Sistema político influenciado pela vontade popular e que tem por obrigação distribuir o poder equitativamente entre os cidadãos, assim como controlar a autoridade de seus representantes (…)”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, é possível depreender alguns pilares básicos da democracia, tais como a ideia de governo e de povo atuando em conjunto, bem como a ideia de direitos básicos (humanos, em um contexto internacional, e fundamentais, em contexto nacional). Trata-se, atualmente, do “melhor sistema de governo dentre os existentes” e, talvez, por isso almejado pelo povo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O dia internacional da democracia foi instituído pela ONU com o principal objetivo de evidenciar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais. Por isso, é um sistema a ser promovido. Da mesma forma, a efetivação dos direitos fundamentais – tais como sua violação – são indissociáveis da ideia de democracia, de modo que o prejuízo de um é prejuízo do outro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por fim, a ONU reafirma: é “um valor universal baseado na vontade, expressa livremente pelo povo, de determinar o seu próprio sistema político, econômico, social e cultural, bem como na sua plena participação em todos os aspectos da vida”.

Link para a postagem no Instagram da Clínica IDH/UFRJ: https://www.instagram.com/p/CFLIttwjw9D/.

You may also like
ABRIL: SAÚDE E DIREITOS HUMANOS (1/2)
TÓPICOS EM DIREITOS HUMANOS: CONVENÇÃO INTERAMERICANA PARA PREVENIR, PUNIR E ERRADICAR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Mulher e a Questão de Gênero – Sugestão de Leitura: Miguel Castro Castro vs. Peru (2006)
Março: Mulher e a Questão de Gênero

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clínica IDH

Produção do NIDH-FND Artigos e Livros